voltar

…a minha 1ª Maratona!

organização:

Prova muito bem organizada e apoiada antes e durante por staff numeroso, simpático e muito disponível. Muitos e bons abastecimentos, sinalização irrepreensível (alguma dúvida/confusão nos momentos de trocas dos estafetas - que fizeram o percurso connosco)

o trajeto:

quase sempre plano, altimetria muito acessível, piso quase sempre bom, de boa tração e regularidade, a cidade é linda, o percurso dá-te uma oportunidade de ouro de passar em inúmeros pontos Turísticos...é espetacular! Tens inclusivamente a oportunidade de atravessar uma quinta vinícola. À noite, a cena ganha um "elan" muito bom. A partida e chegada no ponto turístico de maior destaque...lindo! (Com 20000 gajos a arrancar...é épico!

o público:

é irreal!!!! a afluência é inacreditável...numa noite fria e chuvosa, (cá em Portugal), nem a tua família lá apanhavas! Eu estava burro com a quantidade...GIGANTE, por toda a parte! Nos monumentos, nas pontes, nos prédios, nas casas, nas paragens...mesmo nas zonas residenciais! Velhos, crianças, senhores de gravata, dreads, pitas, casais, famílias!!!!

E todos, mas todos, gritavam e apoiavam! Os que não conseguiam ler o teu nome, perguntavam-te...para a seguir gritarem por ti! Com ênfase, com entusiasmo, com respeito, com genuinidade. As crianças alinhavam-se às dezenas com as mãos estendidas, para que lá passasses a bater "5" a elas todas!

a minha prova:

Difícil controlar as lágrimas na fase inicial. No entanto, ao 2° e 3° kms percebi que era impossível eu terminar esta prova! (Nas últimas semanas de treino, o corpo cedeu um pouco e além de ter sido obrigado a abrandar no treino, não me livrei duma "lesão" no tendão do pé, que acabou por vir pela perna acima por causa das posturas de defesa). Foi difícil, não podia desistir!!! Não me apetecia nada! Era a minha primeira, tinha treinado muito e bem, vinha de tão longe...enfim!

Fui andando, e embora um novato, acreditava plenamente na minha estrutura física, psicóloga, espiritual... (já tenho calo que chegue para fazer uma prova destas, com cabecinha! Mas, definitivamente, não tenho o suficiente para desistir, muito menos sendo a primeira...), então fui por ali com muita calma, comecei a abrandar muito cedo, e caminhei sempre que achei necessário! mas determinado...( só pedia que os meus tendões não cedessem de forma aguda).

Não houve ataques, não houve acelerações, não houve muro...foi um duro passeio de 4:21:09 (que a certa altura, até o relógio me deixou), mas dobrei os 42 e avistei o pórtico ao fundo (de novo com as lágrimas), e lá estava a "portuguesa" e a minha Francesa, para correr aqueles últimos metros e completar esta etapa!